segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cultura do Extremo Oriente

O Extremo Oriente constitue-se pelo universo da cultura chinesa. Contudo, em algumas regiões, possui uma cultura própria, com elementos bem característicos e diferenciados. Este mundo do Extremo Oriente possui uma unidade racial bem mais acentuada que outros Orientes. O que unifica essa cultura é principalmente a língua chinesa comum. A religião é diversificada, tendo como principais o Confucionismo e o Taioísmo.




Confucionismo

Símbolo do Confucionismo
O confucionismo é uma doutrina (ou sistema filosófico) criada pelo pensador chinês Confúcio (Kung-Fu-Tzu) no século VIªC. Possui, além das idéias filosóficas, abordagens pedagógicas, políticas, religiosas e morais. A principal idéia desta filosofia é a busca do Tao (caminho superior). Através deste caminho é possível ter uma vida equilibrada e boa. Através do Tao os seres humanos podem viver, mantendo o equilíbrio entre as vontades materiais (prazeres, bens, objetos, desejos) e as do céu. Os valores mais importantes no confucionismo são: disciplina, estudo, consciência política, trabalho e respeito aos valores morais. Embora não seja uma religião, existem tempos confucionistas, onde ocorrem rituais de ordem social.






Taioísmo


Símbolo do Taioísmo

O taoísmo, também conhecido como Daoísmo, é uma religião surgida na China do século II e originária de uma filosofia oriental, muito valorizada pelo confucionismo, conhecida como Tao (caminho). A origem do componente filosófico do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C. Para eles, a sabedoria do Tao (caminho) é a única fonte do universo e a vida é regida por dois elementos (dualismo): yin (feminino) e yang (masculino). Estas duas forças se complementam e não podem existir uma sem a outra. As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza, e o ser humano deve buscar o equilíbrio do corpo e deste com a natureza. O ser humano deve buscar o desprendimento do mundo material, não devendo desejar nada. De acordo com o taoísmo, quando um desejo é satisfeito, outro aparece em seu lugar.

Nenhum comentário: